Acessibilidade Factum
A Factum desenvolve uma política para o atendimento de alunos com deficiência através da Comissão Responsável pelo Programa de Acessibilidade e Diversidade da Faculdade Factum, criada em 2015. O grande objetivo é discutir, elaborar, acompanhar e avaliar as ações e projetos referentes às questões que envolvem o aluno com necessidades especiais. O Projeto de Acessibilidade e Diversidade foi elaborado pela Comissão, através de Resolução da Diretoria n° 002/2015 de 23 de janeiro de 2015.
Entre as principais atividades, destacam-se:
- Promoção de condições de acessibilidade ao ambiente físico através da eliminação de barreiras ambientais nos espaços e equipamentos;
- Incentivo à percepção do outro sem preconceitos e discriminações através da atitude da pessoa;
- Estimulo à participação do aluno no processo educacional que, apesar de suas limitações, é um ser capaz de aprender através do desenvolvimento de suas potencialidades;
- Estudo e aplicação de processos de diversificação curricular e utilização de recursos para viabilizar a aprendizagem de estudantes.
- Divulgação dos direitos das pessoas com deficiência através da sensibilização da sociedade;
- Estudo e divulgação dos meios de transporte, lazer, trabalho e recreação proporcionando segurança e autonomia para as pessoas com deficiência;
- Desenvolvimento de multiplicadores de opinião através da informação.
Acesso Garantido
Por meio de uma comissão de acessibilidade para avaliar as condições de acesso no campus, foi feito um estudo com o objetivo de mapear e eliminar as barreiras arquitetônicas e ergonômicas, melhorando cada vez mais as condições da Faculdade em relação às necessidades da pessoa com deficiência.
Ações Desenvolvidas
- Rampas de acesso
- Sanitários apropriados
- Elevadores
- Elevador especial (plataforma de acessibilidade)
- Cadeiras e mesas em salas de aula
O Programa de Acessibilidade FACTUM está alicerçado em oito áreas básicas:
I – Acessibilidade atitudinal: refere-se à acessibilidade sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações, em relação às pessoas em geral. A Faculdade Factum inicia o programa com seguintes projetos:
- Desenvolvimento Individual para Educação, Saúde e Acessibilidade: visa a capacitação do corpo docente e colaboradores.
- Cinema Comentado: visa a discussão dos diferentes tipos de deficiência através da apresentação de um filme e envolvimento de um profissional qualificado para solução de dúvidas.
- O Que Sei, Multiplico: visa aproximar a comunidade acadêmica com instituições que desenvolvem atividades sociais através da interação dos alunos com idosos, deficientes e crianças em situação de vulnerabilidade social.
- Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEP de PA): através de convênio, oferece atendimento psicanalítico, além do serviço especializado em psicoses. Todos atendimentos são realizados na instituição, que dispõe de horários amplos e ambiente apropriado.
- Factum Acessível: a Factum disponibiliza artigos sobre o tema acessibilidade em seus vários canais de comunicação, visando conscientizar e informar.
II – Acessibilidade arquitetônica: O campus conta com rampa de acesso, elevadores e sanitários apropriados atendendo a NBR 9050/2004 (dispõe sobre a Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).
III – Acessibilidade metodológica: A Faculdade Factum organizou sua rotina em 4 (quatro) ações para desenvolvimento da acessibilidade metodológica:
- Programa de Monitoria: O Programa de Monitoria Factum é estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos do ensino superior.
- Cursos de Extensão: tem por finalidade fortalecer a relação do acadêmico com a sociedade na qual ele será inserido profissionalmente visando a integração da IES com a população através de 3 eixos principais: social (projetos de inclusão social), tecnológico (projetos que visam a solução de problemas operacionais) e cultural (projetos que visam o desenvolvimento cultural, esportivo e artístico).
- Projeto Apoio ao Discente: visa identificar o perfil profissional de cada indivíduo que ingressa no ensino superior e fazer a manutenção do aluno na turma através da evidência de qualquer desvio (comportamento, atitudes, valores, habilidades, caracterísitcas) que exigirá da equipe pedagógica um acompanhamento multidisciplinar e orientação do aluno. visa identificar o perfil profissional de cada indivíduo que ingressa no ensino superior e fazer a manutenção do aluno na turma através da evidência de qualquer desvio (comportamento, atitudes, valores, habilidades, caracterísitcas) que exigirá da equipe pedagógica um acompanhamento multidisciplinar e orientação do aluno.
IV – Acessibilidade programática: A Faculdade Factum utiliza seus canais de comunicação (físicos e virtuais) para divulgar informações sobre os direitos dos indivíduos portadores de deficiência e os meios disponibilizados para seu ingresso no ensino superior.
V – Acessibilidade instrumental: A Faculdade Factum possui o Portal Factum Talentos que visa aproximar o aluno das empresas através da disponibilização de vagas e currículos. É um meio de inclusão do aluno no mercado de trabalho através de ferramenta que atende os diferentes tipos de necessidades.
VI – Acessibilidade nos transportes:A Faculdade Factum localiza-se numa região privilegiada, pois é atendida por uma rede de transportes especiais adaptados para atender as necessidades dos portadores de deficiência (ônibus e lotações para Porto Alegre e região metropolitana). O acesso até a Faculdade é delimitado por piso tátil direcional para orientação do percurso para deficientes visuais. No entorno da instituição, pode-se observar a presença de semáforos com botoeiras sonoras que auxilia a travessia do deficiente visual.
Informe-se sobre itinerários e horários dos veículos que possuem acessibilidade:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_secao=239
VII – Acessibilidade nas comunicações: A Faculdade Factum disponibiliza os materiais de aula, informativos e rotina acadêmica no Portal do Aluno Factum. No portal, o aluno tem acesso a avaliações, frequência, conteúdo, cronograma das disciplinas, reserva de livros, informações financeiras e fica conectado a informação.
VIII – Acessibilidade digital: Para alcançar a acessibilidade digital de forma plena, a IES busca capacitar o corpo docente para a utilização de recursos pedagógicos diferenciados que atendam a necessidade de cada indivíduo, como vídeos, palestras e visitas técnicas.
Portal do MEC sobre educação inclusiva com diversos sites importantes sobre acessibilidade e inclusão:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=18