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 Prêmio Nacional de Gestão Educacional em Ensino Superior

Prêmio Nacional de Gestão Educacional em Ensino Superior

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Prêmio Nacional de Gestão Educacional em Ensino Superior

Publicado em 21/03/2018

A Faculdade FACTUM é vencedora Prata da edição 2018 do PNGE (Prêmio Nacional de Gestão Educacional) , na categoria Gestão Acadêmica, com a prática denominada: “Formação de Professores e Metodologias Ativas – Mudando práticas para transformar a cultura organizacional”.

A Comissão elegeu três instituições de cada categoria e de cada segmento e a premiação que ocorreu no dia 21 de março, quarta-feira, às 16h, durante o GEduc 2018., o XVI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional.

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas do mercado educacional e compartilhar ações que geram resultados positivos, inspirando outras organizações a colaborarem com a evolução da educação. O PNGE se tornou a premiação mais importante para a gestão educacional brasileira, sendo consagrado como sinônimo da valorização de excelentes desempenhos. Desde 2008, já premiou mais de 110 cases de sucesso, reconhecendo os trabalhos de instituições de ensino básico e superior do norte ao sul do país.

O Programa de Desenvolvimento Docente da FACTUM visa promover mudança do paradigma de ensino na instituição, alicerçado em práticas metodológicas inovadoras, visando a sustentabilidade e a responsabilidade social. Estimular o corpo docente a criar suas próprias práticas educativas evitando de forma isolada a replicação pura e simples do conhecimento. Como conseqüência, espera-se maior engajamento da comunidade acadêmica, onde todos os envolvidos atuem de forma ativa através do planejamento e desenvolvimento de ações e projetos que resolvam problemas reais possibilitando uma maior interação entre a instituição formadora e a sociedade.

As ações envolveram a sensibilização da gestão quanto às necessidades de mudança, o desenvolvimento do corpo docente quanto às práticas metodológicas utilizadas, a multiplicação do conhecimento captado no curso, a aplicação das práticas nos componentes curriculares, a avaliação dos resultados atribuídos às novas práticas metodológicas e feedback à comunidade acadêmica, além do redesenho da matriz curricular contemplando o ensino híbrido e o projeto integrador referenciado na aprendizagem baseada em projetos de maneira transversal.

Segundo Janina Sostisso, Diretora Acadêmica da Faculdade FACTUM, a formação de professores em metodologias ativas promoveu a mudança da cultura organizacional da instituição, por meio do envolvimento da alta-direção, professores e acadêmicos, em relação às novas práticas de ensino e criação de uma matriz curricular inovadora que prepara o aluno para a vida.

As práticas de sucesso inscritas no PNGE são analisadas por membros de uma Comissão Avaliadora formada por especialistas em educação e alguns presidentes de entidades de classe correalizadoras do prêmio (ABMES, FENEP, ANACEU, ANEC, ABRAFI e CONFENEN).

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