Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas
Home » Pós-Graduação » Educação Especial com Metodologias Ativas
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre
Objetivo Geral
Capacitar os docentes para atuarem na Educação Básica e Superior utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem, com foco na Educação Especial e Inclusiva, possibilitando que os participantes se tornem agentes de mudança em seus ambientes de trabalho.
Estrutura do Curso
- 360h/aula presenciais.
- 40 encontros quinzenais de 10h.
- encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30.
- data prevista de início para Junho de 2018 e término em Janeiro de 2020.
Justificativa
As formações de professores, que são momentos para refletir sobre a prática e transformá-la, acabam, por muitas vezes, priorizando a teoria e não o saber-fazer docente. Isso se agrava quando se trata do tema da inclusão imersa em uma perspectiva sistêmica da sociedade. Nesse sentido, a fim de transcender um paradigma de ensino centrado no professor, como fazer a inclusão na prática? Como lidar com os diferentes tipos de alunos? Temas como o espaço físico diferenciado, a comunicação alternativa, o conhecimento sobre os diferentes tipos de inclusão e a tecnologia adaptativa fazem parte das respostas. Entretanto, a reforma didática, isto é, a maneira como o conhecimento é trabalhado na relação ensino-aprendizagem, é fator-chave nesse processo. Assim, esse curso se propõe a apresentar e a vivenciar os aspectos que envolvem a Educação Especial e a Inclusão Escolar, a partir de uma série de metodologias ativas que visam romper com a passividade do ensino, qualificar a intervenção docente e capacitar os participantes a tornarem-se agentes da mudança nesse campo desafiador.
Metodologia
Problematizações, relatos de experiências, visitas guiadas a espaços inovadores, saídas de estudo, simulação de situações da realidade, debates, ensino personalizado, ensino híbrido e trabalho em equipe.
Avaliação
Cada módulo terá uma avaliação constituída com base em trabalhos e participações em classe. A avaliação final, além das individuais, será através de um Projeto de Intervenção por escolha do aluno e com o acompanhamento de um professor.
Certificação por Módulo
Cada módulo realizado será considerado como um curso de extensão com as horas/aula correspondentes. O aluno que concluir o módulo receberá o certificado de participação.
Público Alvo
Profissionais da área de Educação Básica ou Superior, que atuem ou pretendam atuar na área.
Diferenciais do Curso
- Faculdade nota 4 no Mec;
- Moderna estrutura com laboratórios específicos e especializados, laboratório de informática, além de salas de aula climatizadas, salas de estudo, cafeteria e uma biblioteca com mais de 3 mil volumes. Saiba mais em www.factum.edu.br/institucional/diferenciais
- Corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com atuação ativa no mercado e experiência acadêmica;
- Metodologias de ensino ativas;
- Localização central de fácil acesso;
-
DURAÇÃO DO CURSO
1 ano e 8 meses -
HORÁRIOS
Sábados quinzenais das 8h às 13h e das 14h às 18h.
-
INVESTIMENTO
Clique aqui e confira os valores desse curso -
Conheça os professores desse curso Conheça os professores desse curso
-
COORDENADOR
Fale com o Coordenador do Curso
Agende seu TOUR
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre
-
DURAÇÃO DO CURSO
1 ano e 8 meses -
HORÁRIOS
Sábados quinzenais das 8h às 13h e das 14h às 18h.
-
INVESTIMENTO
Clique aqui e confira os valores desse curso -
Conheça os professores desse curso Conheça os professores desse curso
-
COORDENADOR
Fale com o Coordenador do Curso
Agende seu TOUR
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre
MÓDULO
1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Duração: 60h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de resolver conflitos por meio da comunicação
não-violenta de Marshall Rosenberg; desenvolver a inteligência emocional intra
e interpessoal; desenvolver a criatividade e espontaneidade para o processo de
ensino e aprendizagem; desenvolver a empatia e a resiliência com foco na
Educação Especial.
MÓDULO 2 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO: FUNDAMENTOS, CULTURAS E
CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Duração: 40h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de entender os processos imbricados na
diversidade e na inclusão; desenvolver a capacidade de relacionar a inovação
cultural e social aos fundamentos, culturas e contextos da Educação Especial.
MÓDULO 3 – INOVAÇÃO EM
EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS E PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO
Duração: 60h
Objetivos do módulo: reconhecer os modelos educacionais inovadores com foco no protagonismo do
estudante; desenvolver a capacidade de aplicar metodologias ativas compatíveis
com o seu contexto de atuação; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias
de personalização de ensino na Educação Especial.
MÓDULO 4 – LEGISLAÇÃO
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Duração: 10h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de relacionar a legislação específica da área
com as necessidades que o contexto exige.
MÓDULO
5 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
Duração: 100h
Objetivos do módulo: reconhecer os diferentes tipos de deficiências, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades, enfocando as dimensões cognitivas,
emocionais e motoras; desenvolver a capacidade de realizar adequações
metodológicas e curriculares.
MÓDULO
6 – PROJETO DE INTERVENÇÃO I
Duração: 20h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar
as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente
escolar.
MÓDULO
7 – TECNOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTAS ADAPTATIVAS
Duração: 20h
Objetivos do módulo: capacidade de adaptar tecnologias à aprendizagem; capacidade de elaborar
propostas de aprendizagem que envolvem a tecnologia, maximizando o nível de
interação da tecnologia com o estudante.
MÓDULO 8 – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESPAÇOS E
TEMPOS
Duração: 20h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de articular pressupostos teóricos e práticos na
estruturação de um ambiente multifuncional de recursos, considerando espaços e
tempos institucionais; desenvolver a capacidade de propor alternativas
inovadoras para os espaços e tempos da sala de recursos multifuncionais.
MÓDULO 9 – COMUNICAÇÃO
ALTERNATIVA
Duração: 30h
Objetivos do módulo: conhecer modalidades de comunicação alternativa aplicadas em diferentes
contextos; desenvolver a capacidade de prototipar alternativas de comunicação
alternativa no viés sustentável.
MÓDULO 10 – PROJETO
DE INTERVENÇÃO II
Duração: 10h
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente escolar.
-
DURAÇÃO DO CURSO
1 ano e 8 meses -
HORÁRIOS
Sábados quinzenais das 8h às 13h e das 14h às 18h.
-
INVESTIMENTO
Clique aqui e confira os valores desse curso -
Conheça os professores desse curso Conheça os professores desse curso
-
COORDENADOR
Fale com o Coordenador do Curso
Agende seu TOUR
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre
Coordenação do Curso
RAFAEL FAERMANN KORMAN
É doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).
É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, onde atua junto às coordenações pedagógicas e à direção analisando indicadores de desempenho para o setor pedagógico, realizando mapeamento de processos educacionais com a utilização de ferramentas de banco de dados e participação na formação dos professores da escola como professor-facilitador em Gestão de Projetos e Processos, Pensamento Sistêmico e Análise de Dados.
É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação, atuando principalmente junto a instituições de ensino de Educação Básica, elaborando projetos para desenvolver a autonomia dos estudantes no campo do aprendizado. Além desse serviço, a empresa desenvolve produtos, como Livros, CDs de músicas e Cursos EAD como maneira de permitir a continuidade dos trabalhos que realiza pelos agentes interessados. Tem experiência na área de Educação em Engenharia, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Pensamento Sistêmico, tendo direcionado seu trabalho para o estudo e aplicação de modelos de reforma curricular com foco na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a produção de um estado de conhecimento sobre a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.
VICTOR DANIEL FREIBERG
Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Atua como professor de Cultura Judaica no Colégio Israelita Brasileiro, no Ensino Fundamental I e II. É sócio-diretor do Clube Social Pertence, um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual, cuja missão é criar histórias e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência por meio do lazer, do entretenimento e da inclusão social.
É presidente do Instituto Social Pertence, sem fins lucrativos, um braço social do Clube Social Pertence com a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência e suas famílias serviços e trabalhos como oficinas, passeios, atendimentos, inclusão no mercado de trabalho e grupo de pais.
Atua como professor em cursos de educação não-formal e aprendizagem ativa. Tem experiência nas temáticas de dinâmica de grupos com crianças e jovens-adultos com formação em Israel.
Professores
ESP. RODRIGO PAPALÉO FERMANN
ME. ANERON CANALS
DR. CARLA SPAGNOLO
ME. GRAZIELA LOPES
DR. JOSEANE RUCKER
ESP. LEON GOLENDZINER
ME. MÁRCIA BECK TERRES
ME. RAFAEL KORMAN
ME. YURI WALD
Coordenador do Curso

Rafael Faermann Korman
E-mail de contato:
korman.rafael@gmail.com
Coordenador do Curso

Victor Daniel Freiberg
E-mail de contato:
freiberg.victor@gmail.com
-
DURAÇÃO DO CURSO
1 ano e 8 meses -
HORÁRIOS
Sábados quinzenais das 8h às 13h e das 14h às 18h.
-
INVESTIMENTO
Clique aqui e confira os valores desse curso -
Conheça os professores desse curso Conheça os professores desse curso
-
COORDENADOR
Fale com o Coordenador do Curso
Agende seu TOUR
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre
Descontos
A Factum possui parceria com diversas empresas e instituições, oferecendo para os funcionários ou associados dessas, descontos em diversos níveis acadêmicos. Consulte se sua empresa ou instituição está entre as conveniadas. Para mais informações, contate o Departamento de Recursos Humanos da sua empresa.
-
DURAÇÃO DO CURSO
1 ano e 8 meses -
HORÁRIOS
Sábados quinzenais das 8h às 13h e das 14h às 18h.
-
INVESTIMENTO
Clique aqui e confira os valores desse curso -
Conheça os professores desse curso Conheça os professores desse curso
-
COORDENADOR
Fale com o Coordenador do Curso
Agende seu TOUR
Solicite informações desse curso
-
ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H
(51) 9997-04687
(51) 99690.0436
(51) 99813.1190
(51) 99697.0354
-
ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
(51) 3212-7600 -
ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
Largo João Amorim de Albuquerque, 60
Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
Cep: 90010-250
Cursos Relacionados

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas
Capacitar os profissionais para atuarem na Educação Básica e Superior desenvolvendo a habilidade de criar experiências de aprendizagem inovadoras por meio das metodologias ativas de aprendizagem, contextualizadas no paradigma educacional do...
LEIA MAIS
Pós-Graduação em Auditoria em Serviços de Saúde
Capacitar profissionais de nível superior para o desempenho de funções relacionadas à auditoria, utilizando ferramentas metodológicas inovadoras para a construção ativa, critica e reflexiva de conhecimento técnico no processo de gestão e auditoria...
LEIA MAIS