Pós-Graduação em Inovação e  Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre | Factum Graduação e Cursos Técnicos

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula

Home » Pós-Graduação » Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula

DÚVIDAS SOBRE O CURSO?

A Factum está a disposição para lhe ajudar a escolher o melhor caminho para sua carreira!

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre

Objetivo Geral

Capacitar os profissionais para atuarem na Educação Básica e Superior desenvolvendo a habilidade de criar experiências de aprendizagem inovadoras por meio das metodologias ativas de aprendizagem, contextualizadas no paradigma educacional do século XXI, possibilitando que os participantes se tornem agentes de mudança em seus ambientes de trabalho.

Estrutura do Curso

  • 360h/aula presenciais.
  • encontros mensais
  • encontros: 1 vez ao mês (sexta noite e sábado manhã e tarde).

Justificativa

Aprofundar a reflexão da inovação acerca da estratégia, requer pensar sistemicamente, explorar tendências e gerar espaços de interlocução, possibilitando a construção de processos em alinhamento com elementos da contemporaneidade. Entretanto, as formações de professores, que são momentos para refletir sobre a prática e reformulá-la, acabam, por muitas vezes, priorizando a teoria e não o saber-fazer docente. Nesse sentido, a fim de transcender um paradigma do ensino centrado no professor e transferir o foco para o estudante, quais as alternativas possíveis para uma prática significativa? Como personalizar o ensino de modo a proporcionar a formação mais adequada? Temas como criatividade, habilidades socioafetivas e tecnologias digitais fazem parte das respostas. Entretanto, a reforma didática, isto é, a maneira como o conhecimento é trabalhado na relação ensino-aprendizagem, é fator-chave nesse processo. Assim, esse curso se propõe à apresentação e à vivência a partir de uma série de metodologias ativas que visam romper com a passividade do ensino, qualificar a intervenção docente e capacitar os participantes a tornarem-se agentes da mudança nesse campo desafiador.

Metodologia

Problematizações, relatos de experiências, visitas guiadas a espaços inovadores, saídas de estudo, simulação de situações da realidade, debates, ensino personalizado, ensino híbrido e trabalho em equipe.

Avaliação

Cada módulo terá uma avaliação constituída com base em trabalhos e participações em classe. A avaliação final, além das individuais, será através de um Projeto de Intervenção por escolha do aluno e com o acompanhamento de um professor.

Certificação por Módulo

Cada módulo realizado será considerado como um curso de extensão com as horas/aula correspondentes. O aluno que concluir o módulo receberá o certificado de participação.

Público Alvo

Profissionais da área de Educação Básica ou Superior, que atuem ou pretendam atuar na área.

Diferenciais do Curso

  • Faculdade nota 4 no Mec;
  • Metodologias de ensino ativas;
  • Localização central de fácil acesso;

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre


MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS

Duração: 70h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de resolver conflitos por meio das técnicas de comunicação não-violenta; desenvolver a inteligência emocional intra e interpessoal; desenvolver a criatividade e espontaneidade para o processo de ensino e aprendizagem; desenvolver a empatia e a resiliência com foco no processo de aprendizagem.

Conteúdos: elementos da comunicação não-violenta; estratégias de negociação e conciliação; emoções básicas; fator E - criatividade e espontaneidade; empatia e resiliência; dinâmicas de grupo; dramatização (role play ou cenários).

MÓDULO 2 – INOVAÇÃO, METODOLOGIAS E PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO

Duração: 100h

Objetivos do módulo: reconhecer os modelos educacionais inovadores com foco no protagonismo do estudante, considerando as dimensões históricas, culturais e sociais; desenvolver a capacidade de projetar metodologias ativas compatíveis com o seu contexto de atuação; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de personalização de ensino.

Conteúdos: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Estudo de Casos, Juri Simulado, Storytelling; Oficina de Estudo, Gamificação.

MÓDULO 3 – CURRÍCULO EM AÇÃO

Duração: 80h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de articular a perspectiva da inovação, considerando conhecimento, criatividade e contexto na organização de processos que viabilizem a composição de um currículo promotor de significados; desenvolver a capacidade de relacionar a legislação específica com as necessidades que o contexto exige.

Conteúdos: reformas curriculares; modelos curriculares nacionais e internacionais; legislação e currículo; inovação curricular.

MÓDULO 4 – TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Duração: 30h

Objetivos do módulo: capacidade de adaptar tecnologias à aprendizagem; capacidade de elaborar propostas de aprendizagem que envolvem a tecnologia, maximizando o nível de interação da tecnologia com o estudante.

Conteúdos: Aplicativos de Tecnologia Digital (Google Classroom, Minecraft, Lego, Arduíno e jogos diversos); Ensino Híbrido e recursos de apoio (Tablets, Notebooks, Smartphones, mídias digitais sociais).

MÓDULO 5 – PROJETO DE INTERVENÇÃO

Duração: 30h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente educacional.

Conteúdos: Metodologias de Gestão de Projetos (PMBOK, Canvas e Métodos Ágeis para a Educação); Estratégias de intervenção em ambientes educacionais.

MÓDULO 6 – REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS E GESTÃO DO ENSINO

Duração: 50h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de analisar e refletir sistemicamente o processo de aprendizagem do aluno; desenvolver a capacidade de monitorar os resultados da aprendizagem por meio de indicadores de desempenho; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de ação a partir de análise de indicadores de desempenho nos âmbitos individual e coletivo; desenvolver a capacidade de comunicar os resultados.

Conteúdos: processos de avaliação da aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa); estruturas de avaliação; indicadores de desempenho em ambientes educacionais (indicadores de gestão e de ensino); processos coletivos de análise de indicadores; planos de ação; comunicação dos resultados e feedback (professor-aluno; professor-professor; professor-pais; professor-coordenador).

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre

Coordenação do Curso


RAFAEL FAERMANN KORMAN

  • Coordenador administrativo-pedagógico do Ensino Médio do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, onde lidera a implementação da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
  • Engenheiro de Aprendizagens na Faculdade Factum, onde implementa metodologias inovadoras de ensino. É cofundador e diretor da Autonomia, uma organização focada no desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem, por meio do hábito de estudo, da iniciação científica.
  • Mestre em Engenharia com tese sobre Reforma Curricular em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com período-sanduíche na Harvard Graduate School of Education, Estados Unidos. É o único educador da América Latina certificado no projeto Data Wise, que auxilia educadores em mais de 150 países a trabalharem com evidências para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos.

LEON GOLENDZINER

  • É sócio fundador da ONG Projeto Camaleão, que trabalha a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. Atua como professor em cursos de educação não-formal e aprendizagem ativa.
  • Atua como psicólogo em consultório particular, além de coordenar grupos de jovens e adultos no Centro de Estudos e Recuperação da Obesidade (CREEO).

  • Tem experiência nas temáticas de Psicologia dos Grupos, obesidade e transtornos alimentares e Sociopsicodrama.

  • Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI).


Professores


DR. CARLA SPAGNOLO – ME. GRAZIELA LOPES – ME. JANIO ALVES – DR. JOSEANE RUCKER – ESP. LEON GOLENDZINER – ME. MÁRCIA BECK TERRES – ME. RAFAEL KORMAN – YURI WALD– ENTRE OUTROS.



Coordenador do Curso

Leon Golendziner


E-mail de contato:
leongolen@gmail.com

Coordenador do Curso

Rafael Faermann Korman


E-mail de contato:
korman.rafael@gmail.com

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação: da gestão do ensino à sala de aula em Porto Alegre

Descontos


A Factum possui parceria com diversas empresas e instituições, oferecendo para os funcionários ou associados dessas, descontos em diversos níveis acadêmicos. Consulte se sua empresa ou instituição está entre as conveniadas. Para mais informações, contate o Departamento de Recursos Humanos da sua empresa.

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 3212-7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250